

Dicas para ler e discutir histórias
A leitura transforma a criança em um pensador confiante. Faça dos livros uma parte constante do relacionamento de vocês desde o comecinho. Com crianças menores, aponte para as gravuras e fale com animação sobre elas. Com os maiores, simplesmente torne o momento da leitura divertido.
Bebês de
0 a 12 meses
Leia regularmente
No começo o bebê não vai entender a história, mas não tem problema. Ele vai ouvir sua voz, ver as figuras e criar amor pelos livros.
Escolha livros simples
Livrinhos com capa dura e páginas bem grossas são feitos especialmente para bebês. Escolha os livros curtos com figuras coloridas e simples.
Aconchegue
Segure o bebê no colo, para que ele se sinta bem aconchegado e possa ver as figuras.
Envolva
O bebê pode querer segurar o livro, virar a página ou tocar nas figuras. Talvez ele até queira morder o livro. Tudo isso faz parte do aprendizado!
Descreva as figuras
Não é importante ler todas palavras. Aponte para as figuras e descreva as cores, formas e o que os personagens estão fazendo.
Crianças de
12 a 36 meses
Tenha uma rotina
Tentem ler juntos todos os dias. Antes de dormir é um ótimo momento, mas escolha o horário que funcionar melhor para a sua família.
Aquecimento
Antes de abrir o livro, olhe para a capa. Leia o título. Olhe as figuras. Pergunte à criança sobre o que ela acha que é o livro.
Mude sua voz
Tente usar diferentes tons de voz para cada personagem.
Ajude a entender a história
Aponte para as palavras e figuras. Fale sobre as cores, formas e o que os personagens estão fazendo.
Faça perguntas
“O que você acha que vai acontecer? “ ou “Por que ela ficou feliz?” Responda todos os comentários ou perguntas que a criança fizer. Mostre interesse nas ideias dela.
Não seja muito dura
Talvez a criança queira virar a página antes de você terminar de ler. Se ela não conseguir ficar quieta até o final, tudo bem!