Dar muito amor, e controlar o estresse 

Dicas para dar muito amor, e controlar o estresse

Bebês e crianças pequenas prosperam quando o mundo à sua volta é amoroso, seguro e previsível. Responda com sorrisos, palavras e toque para ajudá-los a enxergar, ouvir e sentir o seu amor. Você vai ajudá-los a desenvolver o senso de segurança e de auto-controle.

Bebês de
0 a 12 meses


Abrace, beije e aconchegue.

Abrace, beije e aconchegue. Dê muito amor, colo e toque o bebê. Os bebês não ficam mimados, então não é necessário limitar o amor e o afeto que demonstramos.

Interaja

Converse com o bebê com uma voz amorosa quando ele fizer algum som ou movimento.

Brinque junto

Dê colo, sorria, faça sons e caretas engraçadas. Brinque de “cadê-achou!”. Pare, ou diminua a interação, se ele parecer sobrecarregado ou desviar o olhar.

Conforte

Conforte o bebê quando ele parecer agitado ou chorar. Ele pode estar cansado, com fome ou desconfortável. Tente embalar ou cantar uma música. Pode demorar um pouco para aprender o que funciona melhor para confortá-lo.

Tenha uma rotina

Tenha horários consistentes das atividades diárias, como alimentar, dar banho, hora da leitura e de dormir. Rotinas ajudam os bebês e crianças a se sentirem seguros e saberem o que esperar. Também ajudam os adultos a controlar o estresse.

Crianças de
12 a 36 meses


Dê aconchego

Abrace e dê aconchego para que a criança se sinta segura e amada.

Encoraje

Dê suporte e incentivo quando a criança tentar fazer coisas novas

Envolva

Convide a criança a ajudar nas tarefas diárias, como pegar as roupas sujas e colocar para lavar junto com você.

Fale sobre sentimentos

Ajude as crianças a descreverem o que estão sentindo. Dê nome aos sentimentos. Deixe claro que tudo bem se sentir daquela forma e que você está lá para ela quando estiver feliz ou chateada.

Ofereça escolhas

Ofereça escolhas sobre o que comer ou vestir, mas dê um número limitado de opções. Por exemplo, “Está na hora do lanche. Você quer uma maçã ou uma banana?”

Ponha limites básicos

Foque nas regras de segurança, como não bater nas pessoas. Diga “não” em situações que você não quer que eles repitam, e então distraia com outra atividade. Use as mesmas regras consistentemente para que a criança aprenda. Lembre-se de que a criança está aprendendo e precisa de ajuda positiva. Faça um esforço para se manter calmo(a).

Para saber mais: